"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Viver,
é fazer render os talentos

que Deus nos concede
a propósito do nascimento da Serva de Deus
madre Maria Isabel da Santíssima Trindade
A vida decorria calmamente no Monte do Torrão, pois os maiores rigores do Inverno já tinham passado. A natureza começava a soltar os seus primeiros sorrisos com o rebentar das searas. As terras pesadas ainda não permitiam grandes trabalhos. Limpavam-se os campos e cortavam-se os matos que serviam de cama aos gados e preparavam o estrume para a lavoura. No Monte, a azáfama reduzia-se à rotina do dia-a-dia, acrescida com a matança dos porcos. No espírito do casal Picão Caldeira ocultava-se uma interrogação secreta do que viria a suceder com o nascimento de mais uma criança. Os filhos eram vistos como uma bênção de Deus. Também, pela graça do Senhor, havia na habitação espaço para mais um berço e não faltava o pão na arca, nem a fruta, o leite e o queijo, pois os havia em abundância.
Pelas cinco horas e meia da tarde do dia 1 de Fevereiro de 1889, no Monte do Torrão, freguesia de Santa Eulália, concelho de Elvas, D. Maria Francisca, dava à luz uma menina, a quem foi dado o nome de Maria Isabel. Era a terceira dos cinco filhos. A imprensa regional da época noticiou a ocorrência, felicitando o casal pelo nascimento da filha: A ex.ma snr.ª D. Maria Francisca da Silva Picão Caldeira, extremosa esposa do nosso amigo, sr. João Miguel Caldeira, benquisto lavrador no monte do Torrão, deu à luz, na semana finda, uma linda menina. Muitos parabéns.
Maria Isabel nasceu há cento e vinte anos no seio de uma família cristã que lhe soube incutir os verdadeiros valores. O seu temperamento forte, ao longo da vida, fê-la rasgar horizontes e aproveitar as oportunidades, que essa vida lhe proporcionou, pondo a render os seus talentos naquilo que julgava ser a vontade de Deus. Ao completar cinquenta anos, a 1 de Fevereiro de 1939, o Arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos felicitou-a e disse-lhe: /…/ Não esqueça que a vida é um dom preciosíssimo do Senhor e felizes são aqueles que santamente o sabem aproveitar. Um ano depois, escreve-lhe de novo a dar os parabéns e diz: Tendo-se consagrado a servir o Senhor fazendo o bem aos pequeninos, não se pode dizer que fosse perdido o tempo que finda agora pelo que são duplamente justificadas as minhas felicitações /.../ Viver é fazer render os talentos que Deus nos concede.
Maria Isabel não acrescentou anos à vida, mas deu vida aos anos. Soube aproveita-la, numa entrega total a Deus e aos Irmãos tornando-se, para todos nós, uma testemunha credível de santidade.
(Boletim «Seara dos Pobres»: Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, nº 49 - Janeiro/Fevereiro/Março - ano 2009)

Sem comentários: