"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cronologia da Vida e Obra
de SBeatriz da Silva e Menezes
virgem e fundadora
da Ordem da Imaculada Conceição
1437 - Nasceu, na Vila de Campo Maior, Beatriz da Silva e Menezes, filha de D. Rui Gomes da Silva e de Dona Isabel de Menezes. Foi a oitava de doze irmãos: Pedro, Fernando, Diogo, Afonso, João (Beato Amadeu da Silva, fundador do ramo franciscano dos frades Amadeus, hoje extinto), Branca, Guiomar, Beatriz, Maria, Leonor, Catarina e Mécia.
1444 (aproximadamente) - deixou o lar paterno e foi para a corte portuguesa a fim de ser educada, nas tradições e costumes da corte, para nela servir. Nesta altura a corte estava instalada na cidade alentejana de Évora, mas passava longas temporadas em Alcáçovas, Vila Viçosa e outras povoações alentejanas.
1447 - A quando do casamento de Dª Isabel, prima direita de D. Afonso V, rei de Portugal (filha do infante D. João, 10º mestre da Ordem militar de Santiago de Espada, um dos filhos mais novos do rei D. João I e da rainha Dª Filipa), com D. João II de Castela, Beatriz acompanhou a jovem rainha de Castela, para Tordesilhas.
1451 - (
23 de Abril): nasce Isabel, “a Católica”, em Madrigal de las Altas Torres.
1452 -
Nasce o Rei D. Fernando de Aragão.
1453 - Por ciúmes é presa pela rainha Dª Isabel, num cofre no palácio de Tordesilhas, com o intuito de a matar, enquanto se encontre presa no cofre dá-se a aparição da Imaculada Conceição e faz voto de castidade. Liberta da prisão do Cofre consegue da rainha autorização da rainha para se retirar para um Mosteiro. Ingressa no Mosteiro de monjas Dominicanas de São Domingos “O Real” em Toledo, como “pisadera” (hospede), sem emitir votos religiosos, onde permanece por 30 anos.
1457 - Seu irmão João, que entretanto mudara o nome para Amadeu, dá início à reforma franciscana, conhecida por Amadeitas, em Itália.
1469 - Casamento da Reina Isabel “a católica” de Castela com D. Fernando de Aragão.
1476 - Sixto IV introduz a festa da Imaculada Conceição no calendário romano, aprova oficialmente a festa e a missa que contém o privilégio mariano.
1477 - (27 de Fevereiro): Constituição “Cum Praeexcelsa” de Sixto IV na qual aprova a missa e o Ofício da Conceição, com indulgência, composto por Leonardo de Nogarole, clérigo de Verona, notário do Papa.
1482 - Morre em Milão Amadeu de Silva e Meneses, irmão de Santa Beatriz.
1484 - Instalação de Beatriz e das suas companheiras em Santa Fé (Palácios de Galiana), Toledo.
1484/1489 - (12 de Agosto de 1484): morre Sixto IV, com quem parece se tinham começado os trâmites da fundação Eleição do Papa Inocêncio VIII para sucessor de São Pedro. Redacção das súplicas para enviar a Roma?
5 de Fevereiro de 1489: Primeiras súplicas de Beatriz chegadas a Roma.
21 de Fevereiro de 1489: Segundas súplicas ou Reformatio da Rainha, chegadas a Roma.
30 de Abril de 1489: Terceiras súplicas ou Reformatio solicitada por Beatriz de Silva.
30 de Abril de 1489: Bula «Inter Universa», de Inocêncio VIII, para Santa Fé.
1491/1492 - (16 de Fevereiro de 1491): Beatriz entrega a Bula a D. Velasco Romero para a sua "execução", dando-a por verdadeira e autêntica; entra em vigor a Bula “Inter Universa” (de 30 de Abril 1489).
2 de Agosto de 1491: Procissão da Bula desde a catedral até Santa Fé.
7 de Agosto de 1491: visão que teve Stª Beatriz, da Virgem e anuncio de que morreria em 10 dias.
17 de Agosto de 1491: Profissão “in articulis mortis” e morte de Beatriz.
25 de Agosto de 1491: "oito dias depois", profissão das companheiras de Santa Beatriz e primeiras monjas Concepcionistas.
1509
- Agosto: Breve pontifício que concede o Papa para que os restos de Santa Beatriz que se encontravam no Mosteiro Dominicano da Madre de Deus de Toledo, solicitado pela abadessa Catarina Calderón, a vigária Joana de São Miguel, e as monjas, sejam devolvidos ao Mosteiro Concepcionista de Toledo.
27 de Outubro: vésperas de São Simão e São Judas: devolução dos restos mortais de Santa Beatriz, pelas Dominicanas da Madre de Deus, às Concepcionistas de Toledo.
1511 - 17 de Setembro: Bula «Ad Statum Prosperum», de Júlio II atribuindo Regra própria às monjas da Conceição Bem-aventurada da Virgem Maria.
1512
- 13 de Agosto: entra em vigor a Bula «Ad Statum Prosperum» de 17 de Setembro de 1511.
1526
- Iª vida de Santa Beatriz. Biógrafo anónimo de Toledo.
1636/1638: Instauração do processo informativo da Vida, Virtudes e Milagres de Beatriz da Silva e Menezes.
1926 - Beatificação de Beatriz de Silva por confirmação de Culto Imemorial.
1927 - 18 de Maio: atribuição de Ofício e Missa próprio à Beata Beatriz da Silvas.
1976 - 3 Outubro: Paulo VI, canoniza Beatriz de Silva e Menezes.
2010 - 12 de Outubro: a «Congregatio de Cultu Divino et Disciplina Sacramentorum» envia Carta a Sua Excia. Revma. o Sr. D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo Metropolitano de Évora, respondendo positivamente ao pedido do próprio prelado e das Monjas Concepcionistas do Mosteiro de Campo Maior, para que se procedesse no Livros e documentos Litúrgico à correcção do local do nascimento de Santa Beatriz da Silva que é Campo Maior.

Sem comentários: