"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Evocando a passagem do
134º aniversário do nascimento
de D. Manuel Mendes da Conceição Santos
Como outrora ele chamou os apóstolos para serem seus cooperadores na conquista das almas, assim me chama agora a mim, para o ajudar a dilatar o reino de Deus. E que condições tão nobres ele propõe! Irá adianta, sofrerá primeiro todos os embates, é certa a vitória. Ainda hesitarei! Não, meu Jesus, rei divino e amoroso, não hesito, apesar de toda a minha miséria. Com a tua graça, eu estou pronto para tudo, seguir-te-ei, combaterei até ao fim. É dentro de mim, antes de mais nada, que abrirei as hostilidades, para que dentro de mim se estabeleça o teu reino. Tomarei a ofensiva reagindo contra os meus gostos, lutando contra as minhas paixões, contrariando e esmagando a minha natureza rebelde. Guerras sem tréguas ao orgulho e à sensualidade! Já que me chamastes para a tua guarda avançada quero honrar o posto que me destes. Sequar te, quocumque ieris (Seguir-te-ei para onde fores).
Servo de Deus
D. Manuel Mendes da Conceição Santos
Arcebispo de Évora
in "Coragem e Confiança (Pensamentos de Orientação Espiritual)", pg. 184.

Sem comentários: