"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Madre Imaculada
monja Concepcionista
do Mosteiro de Campo Maior

Queremos falar de alguém que foi uma das fundadoras do Mosteiro da Imaculada Conceição de Campo Maior: a Madre Imaculada. Saiu da Comunidade Concepcionista de Villafranca del Bierzo (Espanha), com o sonho de fundar um mosteiro em terras portuguesas, na vila de Campo Maior, berço da nossa santa Madre Beatriz.
A Madre Imaculada, de carácter alegre, aberto, compreensivo, próximo e determinado fez dela uma grande figura comunitária. Mas, principalmente, foi uma alma sedenta de Deus. Ela deixou-nos por escrito a sua experiência de Deus. Deixe-mo-la falar: “Pai meu, Papá, sou toda Vossa. Toda... A alma com as suas potencias... criada à Vossa Imagem e Semelhança. Que esta imagem nunca se apague em mim, Padre querido,... O corpo com todos os meus sentidos... Toda Vos pertenço... Toda... Toda... Para quê dizer-Vos mais, se Vós estais dentro de mim. Vós, meu Deus querido, haveis-me criado à Vossa Imagem e Semelhança.
Em vossas mãos, meu Padre, estou em todos os momentos, em todos os instantes desta vida, que misericordiosamente me haveis concedido. Em o todo momento, quero estar orando com as palavras: ‘Papá, entrego-me inteiramente. Confio-me a Vós, Jesus, meu Redentor. Espírito Santo, queimai tudo o que não está conforme com a Vossa divina vontade’. Não consigo dizer-Vos o que sinto. Vós o sabei ... Vós sabeis tudo... No me deixeis só... tenho medo da minha pobreza, da minha grande miséria... Perdoai-me, Papá...Se Vós estais comigo, a quem hei-de a temer? Em vossas mãos, em vosso Divino Coração, me abandono...
Quero estar em todos os instantes do dia e da noite, em todos os minutos e segundos da minha vida a Vosso lado, Mãe querida. Mamã, não permitais que me separe de Vós e de tudo o que o Pai querido me tenha destinado neste desterro."
In Boletim «Contemplación y Vida» da Federação Bética da Ordem da Imaculada Conceição, nº 18, Julho de 2011, pg. 4
(tradução do Espanhol ao Português da responsabilidade de autor deste blog)

Sem comentários: