"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Borba celebrou e recordou um dos seus filhos mais ilustres
No passado Domingo, 25 de Setembro, foi apresentada ao público, na Igreja de São Bartolomeu, em Borba, a biografia de um dos seus filhos mais ilustres: Beato Domingos Fernandes, um dos 40 Mártires do Brasil.
A Igreja estava cheia de borbenses e de pessoas vindas da Vila de Cano, São Bento do Ameixial, Estremoz, Rio de Moinhos, Nora, Orada, Vila Viçosa, Amareleja, Mourão, Lisboa, Setúbal e Elvas. De destacar a presença jovial e simpática dos “nossos” seminaristas do Seminário Menor de São José de Vila Viçosa.
Fazia 444 anos que este jovem corajoso e generoso de 16 anos de idade havia entrado na Companhia de Jesus em Évora, facto que não podia deixar de ser assinalado.
De manhã o Sr. Padre João Caniço SJ presidiu à Eucaristia das 12h, na Igreja Matriz, estando a animação da mesma a cargo do Coro Paroquial e das crianças do 5º, 6º e 7º anos da catequese.
Na sessão pública que, como foi anteriormente referido, decorreu na Igreja de São Bartolomeu, o Sr. Padre João Caniço SJ, Vice-postulador da Causa de Canonização destes Mártires do Brasil, apresentou a vida do Beato Domingos, inserindo-a no contexto dos 40 companheiros do Beato Inácio de Azevedo, dos quais 10 são oriundos da arquidiocese de Évora.
Dia memorável para a comunidade cristã e para os borbenses em geral que, gradualmente vão tomando consciência da vida e testemunho luminosos deste generoso e corajoso jovem, seu conterrâneo. Que desde o Paraíso, o Beato Domingos interceda pela Igreja, particularmente pela comunidade cristã, sucessora daquela em que se abriu ao dom de Deus, cresceu na fé, respondeu pronta e generosamente ao Seu chamamento e iniciou um luminoso e feliz caminho de identificação com Cristo que o levaria ao mais radical e bonito testemunho cristão, com a entrega voluntária e feliz da sua vida por Cristo e pela Igreja.
A biografia inserida na colecção «Testemunhas e Profetas», das Edições Paulinas, com texto da Dra. Maria Valentina Álvares Coelho da Silveira Machado e do Padre Marcelino José Moreno Caldeira, tem por título: “Irmão de muita virtude – Vida do Beato Domingos Fernandes de Borba – Jesuíta e Mártir do Brasil (1551-1570)”, pode ser adquirida por 5€ na paróquia, nas livrarias das Edições Paulinas ou nas livrarias cristãs de todo o país.

Sem comentários: